builderall

Muitas vezes escuto essa pergunta de mães e pais, preocupados com o sorriso dos filhos pequenos.


É consenso, inclusive com recomendação da Associação Americana de Ortodontia, que a primeira avaliação ortodôntica deve ocorrer por volta dos 7 anos de idade, pois é nesta fase que se iniciam as trocas dentárias, sendo importante uma avaliação em relação ao espaço para dentes permanentes que estão por vir, bem como sobre o desenvolvimento ósseo da face como todo. 


Em alguns casos, o Odontopediatra pode indicar que essa avaliação seja feita antes, se julgar necessário.


Mas por que tão cedo? Vamos lá: a Ortodontia atua de maneira preventiva, interceptativa ou corretiva. As duas últimas impedem ou corrigem uma alteração já instalada. Já a Ortodontia preventiva tem por objetivo evitar a instalação de problemas nos arcos dentários, ossos da face ou dentes. 


Sendo assim, essa visita não representa obrigatoriamente a necessidade de intervenção. Deve, sim, ser a primeira avaliação para acompanhamento, e caso haja alguma alteração, essa é a melhor fase para tratar, tendo em vista que a criança de 6 ou 7 anos de idade ainda irá crescer bastante, dando a oportunidade de planejar o tratamento ortodôntico e aproveitando ao máximo seu potencial de crescimento ósseo.


Clique aqui e agende uma avaliação.


?